Técnica Pomodoro: Aumente a sua produtividade em 5 etapas simples!

O dia começa e temos mil e uma atividades para realizarmos. As horas passam, o dia termina e não realizamos nem metade do que deveríamos. Além de ficarmos exaustos com tantas funções, nos distraímos com facilidade, vendo memes que os amigos nos mandam no direct, por exemplo, e isso faz com que a nossa produtividade seja prejudicada.

Hoje você irá conhecer a técnica Pomodoro que tem o propósito de ajudar a controlar melhor o seu tempo e focar naquilo que realmente importa!

O que é a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo que buscava aumentar a sua produtividade nos estudos e, para isso, utilizou um timer de cozinha em formato de tomate (pomodoro, em italiano). Esse relógio girava por 25 minutos e apitava ao final do tempo. Durante esses 25 minutos o italiano focava 100% nos estudos. Após alguns testes, Cirillo validou sua ideia e compartilhou com as pessoas.

Como utilizar na prática?

A ideia do Pomodoro é dividir as atividades em blocos de tempo para manter a concentração total e aumentar a produtividade. Olha como é fácil:

  1. Faça uma lista das tarefas que você irá fazer durante o dia.
  2. Divida seu tempo em blocos de 25 minutos e coloque seu celular para despertar ao término de cada bloco. Durante este período você irá trabalhar totalmente focado na sua atividade. Não fique olhando redes sociais ou qualquer outra distração.
  3. Quando o despertador tocar, anote o avanço da sua atividade.
  4. Descanse por 5 minutos. Agora sim! Está liberado dar uma olhadinha no Instagram, ir ao banheiro, conversar com um amigo…
  5. A cada 4 ciclos de 25 minutos descanse entre 15 e 30 minutos. Essas pausas maiores ajudam o cérebro a descansar e dá mais agilidade nas tarefas.

 

Viu como é fácil? Você pode utilizar essa técnica com qualquer atividade e começar a ser mais produtivo!

A Intervale oferece cursos de pós graduação na área de educação, direito, gestão, saúde, TI, MBA e extensões. Clique aqui e faça a sua matrícula com um de nossos consultores!

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.