Atendimento ao aluno: (34) 3171-1212

Por que você deve estudar filosofia

Julho , 2021
Lista completa

 

   

Quem não está interessado em ser uma pessoa melhor e viver uma vida melhor? É isso que todos nós lutamos para fazer, dia após dia, com essa peculiaridade aleatória da existência que nos foi dada.

Filosofia (do grego φιλοσοφία, philosophia, literalmente “amor à sabedoria ” é o estudo de problemas gerais e fundamentais relativos a questões como existência , conhecimento , valores , razão , mente e idioma. O termo foi provavelmente cunhado por Pitágoras (c. 570–495 aC).

Portanto, deixe-me mostrar por que você deve estudar filosofia (e o que você vai ganhar com isso).

Silenciar a filosofia é silenciar a democracia – Justificando

Porque muito está fora do nosso controle

Epicteto, o escravo que virou filósofo , disse que a primeira tarefa do filósofo era simples: separar e distinguir entre o que está sob nosso controle e o que não está. Como diz o ditado grego, “ ta eph’hemin, ta ouk eph’hemin ” – o que depende de nós, o que não depende de nós No caso de Epicteto , ele enfrentou a escravidão e uma deficiência vitalícia que resultou dela. Isso não cabia a ele. Como ele respondeu? O que ele fez depois? 

O sábio sabe que não controla a opinião dos outros, não controla o trânsito, não controla o clima, não controla o fato de que nascemos mortais, não controla a economia ou o observação rude que acabou de sair da boca de outra pessoa. Eles não controlam o passado e não controlam o futuro distante. Mas eles fazem controlar suas próprias escolhas e suas próprias respostas a todas as coisas que estão fora de seu controle. Tudo o mais eles ignoram.

Dessa forma, a filosofia não é apenas uma forma de sabedoria, mas um hack de alocação de recursos.

Porque precisamos saber como agir (no momento)

Qual é a melhor forma de agir nesta ou naquela situação? Não é confuso que tantas virtudes – como coragem, amor ou dizer a verdade – possam se tornar vícios se levadas longe demais? É um consolo saber que essa foi uma luta até mesmo para os antigos, e que encontrar o equilíbrio certo continua a ser uma questão essencial na filosofia. Para Aristóteles, o segredo era saber fazer a coisa certa, da maneira certa, na situação certa e na quantidade certa.

Porque somos parte de um todo maior

Marco Aurélio era basicamente o centro do universo. Ele era o homem mais poderoso à frente do império mais poderoso. Ele tinha riqueza. Ele tinha influência. Esse poder absoluto deveria tê-lo arruinado absolutamente, porém ele acreditava que os humanos foram feitos uns para os outros, e nenhuma pessoa é melhor ou mais importante do que outra.

Todos nós desempenhamos um papel importante (mesmo que esse papel pareça pequeno, mesmo que não seja o papel que escolhemos). Todos somos obrigados a fazer e ajudar uns aos outros. Além disso, prejudicar outra pessoa ou abdicar de nosso papel é uma traição de nossos deveres filosóficos e humanos.

É imperativo que tratemos todos que encontramos com respeito e gentileza, sejam eles zeladores ou bilionários. Significa que devemos trabalhar para fazer o bem às outras pessoas … porque fazer o bem para elas é fazer o bem para nós mesmos.

  • A filosofia é para toda a vida. É para ajudá-lo a ter uma vida boa . Não no futuro, não em condições ideais, mas agora. Hoje. Antes que seja tarde.

Vamos fechar com uma citação de Sêneca ‘s Cartas de um estóico :

A filosofia não é um truque de salão ou feito para se exibir. Não se preocupa com palavras, mas com fatos. Não é usado para algum prazer antes do fim do dia, ou para aliviar a inquietação do nosso lazer. Ele molda e constrói a alma, dá ordem à vida, orienta a ação, mostra o que deve e o que não deve ser feito – fica no leme guiando nosso curso enquanto vacilamos nas incertezas. Sem ele, ninguém pode viver sem medo ou livre de cuidados. Incontáveis ​​coisas acontecem a cada hora que requerem conselho, e esse conselho deve ser buscado na filosofia.

Não perca tempo!

Conheça nossos cursos na área da Filosofia.

Entre em contato para conferir nossas oportunidade pelo telefone: 0800 940 0201.

 

Últimas Publicações

A importância da cultura nordestina

A importância da cultura nordestina

o Uma das regiões mais ricas do Brasil é o Nordeste. Praias paradisíacas, culinária irresistível e pessoas incríveis para conhecer. No dia no nordestino, conheça a importância da região para o restante do país! O Nordeste brasileiro é composto pelos estados da Bahia,...

“Devo fazer uma pós?” 5 dicas para tomar a decisão correta!

“Devo fazer uma pós?” 5 dicas para tomar a decisão correta!

o Após concluir a graduação você deve ter pensado: “E agora? O que eu arrumo da vida?” Nesse momento é hora de colocar a cabeça no lugar e procurar um curso de especialização que pode te ajudar a alavancar a sua carreira profissional. Para tomar a melhor escolha,...

Supere a curva do esquecimento e aprenda de verdade

Supere a curva do esquecimento e aprenda de verdade

o Já esqueceu algum conteúdo horas depois de ter estudado? Isso é mais comum do que você pensa. Entenda o que é a curva do esquecimento e como estudar de forma ativa e lembrar de verdade o material. Curva do esquecimento O psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus elaborou...

Inscreva-se

E garanta seu desconto exclusivo na Intervale